Saltar para o conteúdo

3 sobremesas com frutas de inverno

3 sobremesas com frutas de inverno | CONSUMER EROSKI. As frutas da época e os frutos secos dão muito jogo na pastelaria de inverno

É tempo de frutas cítricas, limão, laranja e tangerina, banana, que são as rainhas do inverno, sempre bem acompanhadas por uvas, maçãs e peras. Estas duas últimas frutas se podem encontrar e consumir durante todo o ano, mas as variedades próprias do inverno se distinguem pela sua cor: puxam para tons ocres e marrons, que se misturam sobre suas peles amarelas ou esverdeadas. Sua textura é um pouco mais áspera, mas com um sabor extremamente doce, sobretudo se se escolhem em seu ponto de maturação. No caso das maçãs, algumas variedades (como as reinetas) têm um ponto de acidez e uma carne um pouco mais fofa que as torna ideais para cozinhar em doces e bolos.


Conselhos práticos com as frutas


As dicas para escolher frutas e elaborar sobremesas com elas são comuns ao resto de alimentos frescos. Você tem que selecioná-las com boa cor, sem golpes, nódoas negras, manchas ou partes moles. Portanto, para verificar seu estado é preferível adquirir as peças que estão à vista e que se possam tomar de uma a uma, evitando as que já vêm em pacotes, onde é mais difícil de descobrir o seu estado.


Se a fruta não é consumido de imediato, deverá comprá-la ligeiramente menor, para deixá-la amadurecer em casa, à temperatura ambiente. No entanto, a fruta madura deve ser conservado em local fresco ou na geladeira e comer o mais rápido possível.


A combinação destas frutas frescas com frutos secos permite elaborar receitas de bolo muito gostoso e um pouco contundentes para estas datas em que o corpo precisa de um pouco mais de calorias para combater com êxito o frio do ambiente. As seguintes são três receitas de combinação de sabores e texturas de inverno, em que se conjugam também os sabores cítricos e doces.


1. Peras assadas com creme de limão


Em primeiro lugar, devem-se limpar quatro maçãs de inverno, lavar muito bem a sua pele e, com uma faca de ponta, removendo o coração de cada um. Depois há que colocar as peras deitadas em uma travessa de forno e no furo de cada uma polvilhe açúcar e colocar um pouco de manteiga.


Depois, despeje sobre elas um copo de água e um pouco de vinho branco e introduzem-se ao forno a 180 ºC (previamente aquecido) durante 30 minutos. O tempo para assar depende da classe de pêra e do forno. Para confirmar que estão assadas, picado com uma agulha em um lado; se a agulha entra bem, estão no seu ponto de vista. Nesse momento, devem-se retirar do forno e deixar repousar na fonte até que fiquem mornas. Podem ser servidas frias ou temperadas, acompanhadas, neste caso, de um creme de limão.


Para preparar o creme de limão, esprema um limão e misturam-se duas colheres de sopa de açúcar com o suco. Se adicionar um par de iogurtes naturais. Além disso, há que semi-montado 200 ml de creme de leite sem açúcar e misture pouco a pouco o creme de limão com o creme de leite semimontada. Uma vez feita a creme, é introduzido em um recipiente tampado, na geladeira, durante duas horas para esfriar bem antes de acompanhar as peras assadas.


2. Compotas caseiras com laranja e tangerina


Com esta receita você pode aproveitar a fruta que tenha em casa a ponto de rebentar, como umas laranjas ou umas tangerinas.


Em uma caçarola, ponha a cozer durante 10 minutos, as cascas e os corações de dois quarteirões (não a carne, apenas a casca e corações, pois têm pectina, que ajuda a engrossar a geléia), 200 ml de água e o suco de um limão. Deixe esfriar na própria água e se retiram as cascas e o coração das maçãs.


Por outro lado, casca 250 gramas de laranja e 250 gramas de tangerinas, que há que cortar em gomos e coloque na panela com a água, com pectina (lavagem), onde foram cozido das maçãs. Deve ser cozido em fogo médio por uma hora. Uma vez passado este tempo, foram adicionados 150 gramas de açúcar e ferva por mais 10 minutos, mexendo até que o açúcar não queimar. É triturado passando a geléia por uma fábrica de alimentos (se se quer que fique mais fina) e se espera que esfriar e engrossar antes de usá-lo.


3. Bolo de maçã, pêra, laranja e frutos secos


Este bolo tipo plum cake você também pode adicionar pedaços ou frutos inteiros da floresta, como framboesas, mirtilos ou amoras.


Para prepará-lo, há que bata três claras em ponto de neve e, por outro lado, três gemas com 100 gramas de açúcar, que tem que misturar, com cuidado, também com 100 gramas de farinha pouco a pouco e meio sobrecito de fermento. São adicionados à mistura pedaços de maçã, laranja e pera descascadas. Mas, para evitar que se vá ao fundo do bolo, os pedaços se tornarão pequenos e impregnarán de farinha.


Eles são o molde onde se horneará o bolo com um pouco de manteiga e farinha. Despeje a massa na forma e assar durante 45 minutos a 180 ºC. Quase no final da cozedura do bolo, espalhe alguns pedaços de nozes descascadas, pinhões descascados e avelãs descascadas. Quando o bolo estiver fecundação, tire do forno e, sem retirá-lo do molde, deixa-se arrefecer. É servido quando estiver frio acompanhado de um molho de framboesas aligeirada com um pouco de água ou como acompanhamento de um café da manhã especial.


Tags:


cozinhar, frutas, sobremesas, bolos


Área relacionada


E além disso...

Ver mais sobre a cozinha

RSS. Segue informado


RSS sobrepostres fruta


Ao postar um comentário você concorda com a política de proteção de dados


Os comentários de CONSUMER EROSKI são moderados para garantir um diálogo construtivo entre os usuários, por isso, não serão exibidos imediatamente.


Aqui explicamos o que critério seguimos para postar comentários. Aqueles usuários que não seguirem estas regras de cordialidade não terão as suas opiniões em nosso site:



  • Envie, por favor, comentários destinados a compartilhar opiniões em relação aos temas publicados em nosso portal.

  • Evita os insultos ou as desqualificações para fomentar um ambiente em que todos se sintam confortáveis e livres, em suma, um tom que favoreça a participação.

  • Ao comentar, procure não ser repetitivo. Neste sentido, não serão publicados comentários de usuários que utilizem outros perfis para incidir em um mesmo tópico.

  • Não use este canal para anunciar conteúdos comerciais.

 


 

3 sobremesas com frutas de inverno
Classifique esse post