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Como Calcular Idade Matabolica do Corpo

A idade metabólica indica o estado do corpo, a nível fisiológico, a verdadeira saúde do organismo. Quando este índice for maior do que a idade cronológica de uma pessoa, significa que os hábitos de vida que está a seguir são pouco saudáveis e estão afetando o funcionamento de seu corpo. Saber este tipo de informação é um incentivo para se decidir por uma rotina de vida mais saudável.


Uma boa idade metabólica é aquela em que o organismo se acha mais jovem do que realmente é. A nutricionista de Zagros Sports Maria Sanches Silva encontrou-se com todo o tipo de casos.


Um exemplo é o fato de que tenha visto a pacientes com 25 anos, mas com um metabolismo de uma pessoa de 40 anos. Para evitar estes casos, detalha em que se baseia este índice e como melhorá-lo por meio do exercício físico e a dieta equilibrada.


Quantos anos aparentas?


A idade metabólica está marcada para o metabolismo basal de cada um, ou seja, o mínimo de energia que o corpo precisa para funcionar de forma eficiente em repouso.


Quanto maior for este valor, mais calorias e gordura corporal se queimará com qualquer atividade esportiva, tornando mais eficiente-lhe organismo. Assim, calcula-se a idade metabólica: A comparação da taxa de metabolismo basal pessoal, com a média de idade, terá como resultado o nível de envelhecimento do corpo, ou idade metabólica.


Que o corpo tenha uma idade mais avançada pode representar problemas para a saúde se não forem tomadas medidas preventivas.


Segundo a especialista, isso pode ser indicativo de um maior risco cardiovascular ou da necessidade de reduzir a gordura que envolve os órgãos vitais, o nível de gordura visceral. Você também pode dar uma caminhada ao diagnóstico de doenças como a diabetes, a hipertensão ou alguma anomalia cardiovascular.


Mas, além do cálculo da idade metabólica, Sánchez Silva ressalta a importância de fazer uma entrevista alimentares e de estilo de vida, incluindo atividade física, stress, tabaco..., a cada paciente para chegar a conhecer os possíveis riscos a que está em frente e como reduzi-los.


A mais massa muscular, menos idade metabólica


Para conseguir um corpo mais saudável e jovem, a resposta é acelerar o metabolismo por meio do aumento da massa muscular com exercícios diários e uma alimentação correta.


A partir da perspectiva do esporte, um treino eficaz, permite a criação de tecido muscular saudável, do tecido denominado metabolicamente ativo. Quanto mais tecido muscular se desenvolve, mais calorias serão queimados, acelerando assim o metabolismo e favorecendo o funcionamento dos processos vitais. Para aqueles que querem reduzir a idade de seu corpo, a nutricionista de Zagros Sports recomendável contar com a assessoria de um personal trainer que possa pautar os exercícios mais adequados de acordo com suas necessidades e objetivos.


 Desta forma, é visível resultados em um menor espaço de tempo e é possível aumentar de forma progressiva, a intensidade, sem que o exercício represente um risco para a saúde. Nestes casos, as rotinas de treino mais apropriadas são aquelas que combinam exercícios cardiovasculares, para aumentar a resistência, com séries de força.


Um exemplo de um esporte que tem demonstrado benefícios importantes é o HIIT ou treino de alta intensidade por intervalos.


Evite alimentos processados


No que respeita a orientações de alimentação, "devemos ser conscientes dos nutrientes que nos fornecem os alimentos que ingerimos e priorizar aqueles que têm mais propriedades benéficas", diz Maria Sanches Silva. Por isso, os alimentos processados, com altos níveis de açúcares e gorduras devem ser reduzidos à sua mínima expressão. A especialista aconselha a individualizar a dieta de acordo com cada pessoa com base em suas necessidades e o esporte que pratica.


Por exemplo, os treinos mais exigentes exigem um maior aporte de proteínas para superar com êxito o esforço. Acrescenta-se A isso a importância de um descanso ideal para garantir a recuperação do tecido muscular e uma adequada atividade hormonal, entre outros.


Em geral, adquirindo cerca de hábitos mais saudáveis, é possível tomar melhores decisões em torno do consumo de calorias, o sedentarismo ou como manter a massa muscular.


Como posso saber a idade de meu corpo?



  • A forma mais rápida e simples de saber a idade metabólica do organismo por meio de uma balança de bioimpedância que permita realizar uma análise completa da composição corporal. Sua técnica baseia-se nas propriedades elétricas do corpo e a estrutura dos diferentes tecidos. Como a água é um bom condutor e os músculos, ossos e vasos sanguíneos têm uma grande percentagem de água, a corrente emitida por seus dois eletrodos fluirá sem problemas. Ao contrário do que acontece com o tecido adiposo. A resistência que oferecem as massas de gordura, ao passo que a corrente é o valor que mede a balança, para executar a sua posterior análise.

  • Além disso, existem outros marcadores biológicos, como a resistência à insulina, pressão arterial ou os níveis hormonais, que permitem medir o nível de envelhecimento. No seu conjunto, dão sentido à importância de realizar um estudo bio-físico daqueles que praticam, pela primeira vez, a atividade física para avaliar a sua condição física e o exercício que será mais eficaz, assim como a sua intensidade e frequência.

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